Cooperativa portuguesa cria cerca virtual para ovinos e caprinos

Compartilhe esta matéria!
15 de abril de 2021
Escrito por: Redação

A cooperativa portuguesa Dolmen dispõe de uma série de soluções Agro 4.0 para manejo, bem-estar, aprimoramento genético e gestão de pequenos ruminantes como ovinos e caprinos.

A iniciativa é conduzida em parceria com mais três entidades: o Grupo de Ação Local da Cova da Beira – RUDE, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, todos em Portugal.

O desenvolvimento foi motivado pela necessidade de elevar os resultados de pequenos e médios produtores de ovinos e caprinos que, em sua maioria, não usufruíam e até desconheciam tais ferramentas Agro 4.0.

As ferramentas que, de acordo com a Dolmen, “se afiguram importantes na tomada de decisão, pelo impacto que poderá ser gerado na rentabilidade e produtividade do negócio”.

Coleira virtual

Entre as tecnologias, estão cercas virtuais para os rebanhos que utiliza uma coleira com GPs alimentada por energia fotovoltaica para controlar os animais se eles passarem da geolocalização predefinida. O equipamento ainda emite alertas ao produtor.

“Esta tecnologia impede que os animais saiam de uma determinada área geográfica definida pelo produtor. Ao chegarem na fronteira da cerca virtual os animais são alertados por vibração e som. Se o animal continuar, é emitido um pequeno e rápido choque elétrico e o produtor alertado por sms”, diz a empresa em comunicado.

Ainda segundo a fabricante, a solução traz maior liberdade e economia ao pecuarista pois dispensa a instalação de cercas físicas. A coleira também permite monitorar o comportamento dos animais individualmente 24 horas por dia. Além disso, sistema conta com inteligência artificial para evolução constante do monitoramento.

“O sistema emite informações 24 horas por dia, que são recebidas em servidores em nuvem para posterior análise e processamento. Graças à app para celulares ou computadores, pode-se fazer a gestão dos animais e saber sempre o seu estado biológico e a respetiva localização”, acrescenta a nota.

Genética via bluetooth

Outra solução inovadora é a seleção genética que utiliza bluetooth. O sistema permite aos criadores de ovelhas captar a linhagem materna, que é a chave para desbloquear o potencial genético do rebanho, de forma rápida e econômica.

A solução inclui um dispositivo que usa tecnologia Bluetooth de baixo custo para registrar as relações entre animais criados ao ar livre, principalmente a relação mãe-filho.

As informações são coletadas por meio de uma coleira de nylon ligada por 48 horas e utilizadas para implementar programas de melhoramento de espécie por meio de um app mobile.

Gestão integrada

Este sistema é implementado através de uma ferramenta com terminal de smartphone, desenvolvida para otimizar a gestão de toda uma propriedade de criação de caprinos.

Para isso, realiza o registro sistemático de dados individuais (ordenha, produtividade, genética, morfologia, etc.); processamento e interpretação de Big Data; e feedback interativo para o criador.

A ferramenta incorpora vários elementos com chip eletrônico, leitores de identificação de animais, câmera digital para tirar fotos para certificados post-mortem, conexão Wi-Fi e dados móveis com cartão SIM para transferência e armazenamento de dados, e um software para interpretação de dados.

Fonte: canalrural / Foto Reprodução