Programa de Diversificação Agrícola beneficia pequenos produtores no interior

Compartilhe esta matéria!
26 de abril de 2021
Escrito por: Redação

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, está trabalhando em favor dos pequenos produtores rurais nos quatro cantos do interior de Campos.  Os trabalhos no campo têm foco no fomento da diversificação agrícola para gerar mais emprego e mais renda no campo com o aumento da produção de alimentos em todas as áreas de produção agrícola no interior. As equipes técnicas da Prefeitura apoiam os pequenos produtores rurais a diversificar a atividade com o plantio de cana, abacaxi, milho, feijão, aipim, quiabo, abóbora e outras hortaliças. São diversas Patrulhas Mecanizadas, com suporte de equipamentos do Governo do Estado, que cede tratores e implementos agrícolas. Os assentados dos Assentamentos do Incra e os agricultores familiares das pequenas propriedades recebem orientações técnicas das equipes da Secretaria, formadas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas e operadores de tratores e implementos agrícolas.


No momento as máquinas e as equipes trabalham em apoio aos pequenos produtores rurais e agricultores familiares nas localidades do Carvão, Brejo Grande, Palmares, no distrito de Morro do Coco e nas glebas dos Assentamentos Zumbi dos Palmares e do Assentamento Josué de Castro.


“No momento as equipes atuam com tratores e arados cedidas provisoriamente pelo Governo do Estado para a Prefeitura para fazer o preparo do solo. Para apoiar no plantio, utilizamos também as sulcadeiras (plantadeiras) em apoio aos pequenos produtores rurais que entenderam a importância da diversificação agrícola. Em várias áreas fazemos o plantio consorciado de milho e aipim, milho e feijão. Enquanto ele aguarda o ponto de colheita do milho e do aipim ele tem renda intermediária com a colheita dos grãos. Alguns produtores que plantam a cana, também plantam o milho que oferece outra opção de renda extra até a safra da cana”, informa Robson Vieira.

Fonte: PMCG / Foto Reprodução