Chocolate para cachorro faz mal! Se você é o tipo de pessoa que adora compartilhar um pedacinho de chocolate com o seu amigo para lhe fazer um agradinho, você pode estar envenenando o seu cachorro.
 
A maioria dos donos não sabe que embora o chocolate seja inofensivo para nós, humanos, pros cães ele pode significar a morte.

A quantidade de chocolate que pode ser ingerida depende do tamanho do animal, mas cada indivíduo tem uma resistência diferente, por isso o melhor é afastar ao máximo o seu cão desse alimento. É mais seguro e saudável você comprar chocolates específicos para cachorros, feitos com ingredientes que não afetam sua saúde.
 
O componente tóxico que afeta o seu cão é chamado TEOBROMINA, é facilmente metabolizado pelo organismo humano. Os cães não conseguem eliminar teobromina rápido o suficiente e acabam intoxicados.
 
A quantidade de teobromina varia de acordo com cada tipo de chocolate: chocolate branco, chocolate ao leite, chocolate meio amargo e chocolate culinário (aquele utilizado para fazer doces e bolos).

Apenas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg.
 
Como curiosidade, os diferentes tipos de chocolate tem nível diferente de teobrumina. Chocolate branco é o menos perigoso, enquanto os chocolates mais escuros são os piores. Na dúvida, nuncanunca dê chocolate para o seu amigo. Existem muitas outras formas de agradá-lo sem correr riscos. Com cenoura, biscoitinhos para cães.

No caso dos gatos, além dos problemas causados pela teobromina e pela cafeína, há o do ácido lático que dificulta a absorção do cálcio.

Portanto, por mais que o seu animal insista, não permita que ele coma chocolate, que deve ser guardado fora do seu alcance.

Sintomas da intoxicação por chocolate

 Permitir que seu cão coma uma pequena quantidade de chocolate pode fazê-lo vomitar. Quantidades maiores podem causar tremores musculares, ataques cardíacos e hemorragias internas.

O que fazer se o cachorro comer chocolate

Não espere ele apresentar alguma reação, se você souber que seu cachorro ingeriu chocolate, leve o mais rápido possível ao veterinário para evitar que o pior aconteça. Se ele comeu 1 M&M do chão não é motivo para alarde, vale aqui o bom-senso.
 
O tratamento da intoxicação por chocolates pode ser complicado, pois não existe um antídoto. Vai depender dos sintomas e do tempo passado desde a ingestão, mas o médico veterinário poderá fazer uma lavagem gástrica, dar soro na veia para evitar desidratação por vômito ou diarreia ou administrar remédios que causem vômito. A meia-vida da Teobromina no organismo dos cães é de 17 horas. Mas ela pode demorar 24 horas ou mais para ser eliminada.

Colunista: Josy Alves (jornalista)
Fonte: tudosobrecachorro
Foto: Reprodução Internet