Durante todo o mês de junho os hemocentros de todo país estarão engajados na Campanha Junho Vermelho, que este ano pretende destacar a importância da doação de sangue. O Hemocentro Regional de Campos (HRC) programou para este período – a partir desta segunda-feira (10/06) – a coleta itinerante de sangue, começando pela Praça do Santíssimo Salvador, das 8h às 15h.

Há bastante tempo o hemocentro da cidade – que abastece não só Campos, mas também cidades vizinhas – vem sofrendo com a queda de doações, o que tem afetado as cirurgias eletivas. O estoque de sangue, que vem se mantendo crítico há várias semanas, está sendo direcionado apenas aos casos de emergência. Cerca de 20 pessoas, ou menos, têm ido ao banco de sangue, diariamente. Número insuficiente para atender à demanda.

Junho Vermelho acontece justamente em uma época do ano em que as doações de sangue caem. Devido às baixas temperaturas e a incidência de doenças infecciosas respiratórias, a frequência de doadores tende reduzir-se à metade ou menos. Por isso o hemocentro de Campos tem apostado também na coleta externa, através da sua unidade móvel de coleta de sangue.

Abaixo, os locais onde a Unidade Móvel de Coleta de Sangue estará no mês de junho.

10/6 – Praça do Santíssimo Salvador
14/6 – Itaocara – Praça Toledo Pisa
15/6 – Academia Artefísica (R. Cons. José Fernandes, 529, Centro)
18/6 – Quissamã – Em frente à Paróquia N. Sra. Desterro (Centro)
25/6 – Cietec – Av. 28 de Março, 533-539, Centro
27/6 – São João da Barra – Porto do Açu
29/6 – Igreja Adventista do Sétimo Dia (R. Padre Carmelo, 255)

 

 

 

Fonte e Foto: Supcom PMCG