O Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai promover dias especiais de combate ao mosquito Aedes aegypti em escolas municipais atendidas pelo programa. Nesta quarta-feira (13/03), a partir das 9h, o Dia D vai acontecer com os alunos da Escola Municipal 29 de Maio, na Pecuária.
Além das ações de orientação sobre a prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, vamos realizar também a distribuição de panfletos informativos, vacinação antirrábica, educação nutricional, oficina e exposição de materiais reutilizáveis — destacou a coordenadora do PSE, Cátia Mello.
O PSE é um programa das secretarias de Saúde e de Educação que realiza em escolas pactuadas vários projetos com os estudantes. A parceria para o combate ao mosquito atende a uma demanda do Ministério da Saúde e da secretaria estadual de Saúde. Os setores se reuniram no mês de fevereiro para tratar da parceria.
Nos foi solicitada uma ação coletiva de enfrentamento às arboviroses, com atividades de incentivo à prevenção dessas doenças nas escolas. A proposta desta parceria é integrar o CCZ às unidades escolares pactuadas pelo PSE, para que sejam realizadas atividades focadas no combate às doenças causadas pelo mosquito, como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nossa meta é atingir neste primeiro semestre, com essa parceria, 50% das unidades escolas pactuadas. Ações como essas, geram medidas preventivas de educação em saúde — concluiu Cátia.
Fonte e Foto: Supcom PMCG