O Rio de Janeiro será o primeiro Estado no Brasil a disponibilizar as placas do Mercosul. A novidade será apresentada nesta terça (11/09) aos cidadãos fluminenses, que já poderão ter acesso ao novo modelo, de acordo com as resoluções 729 e 733 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), segundo informações divulgadas pelo Detran-RJ. A troca, no entanto, não será obrigatória para todos os veículos.

Os donos de veículos que quiserem trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolvem as novas placas já receberão o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, alteração de categoria do veículo e troca de placas danificadas.

O novo padrão terá quatro letras e três números e, segundo o Detran-RJ, vai “garantir mais segurança para a população”. O modelo terá um QR Code com os dados de confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro. Isso permitirá que a polícia saiba instantaneamente se o veículo foi clonado ou não, por exemplo.

 

 

Fonte: Destake
Foto: Reprodução Internet