O Assaí Atacadista acaba de aderir à campanha de doação de sangue do Hemocentro Regional de Campos (HRC), que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM). A adesão será uma espécie de reforço às ações que já vêm sendo realizadas em diversos condomínios residenciais da cidade, para compensar a queda do número de captações após a pandemia do novo Coronavírus.

– Nos dias 19 e 21 de maio, nossa unidade móvel de captação estará no estacionamento do Assaí Atacadista, das 8h às 15h, em parceria com o Instituto Sawanna, de assistência a pessoas com câncer. Esperamos as doações de funcionários e clientes, para reforçar nosso estoque nesse momento tão difícil. Cada vez mais, a palavra de ordem é solidariedade  – ressalta o gerente administrativo do Hemocentro Regional, Luciano Costa.
Para doar – O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: hemohfm@yahoo.com.br. O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado. 

Até 28 de maio, condomínios residenciais recebem a unidade móvel do Hemocentro. Desde a abertura da campanha, cinco já foram visitados e mais três serão visitados.  

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

CALENDÁRIO CONDOMÍNIOS AGENDADOS PARA MAIO
Dia 14/5 – Condomínio das Castanheiras – Pecuária

Dia 19/05 – Hipermercado Assaí

Dia 21/05 – Hipermercado Assaí

Dia 26/5 – Condomínio Água Marinha – Parque Rodoviário

Dia 28/5 – Condomínio Marajó – Pecuária