O RioAgro Coop vai ser realizado nesta quinta-feira, dia 23 de maio, na Coagro, em Campos, com a presença do governador Wilson Witzel a partir das 10h, para abertura da Safra Sucroalcooleira 2019-2020, com o evento contando com palestras e painéis sobre o agronegócio organizado por cooperativas. O governador Witezel traz nomes confirmados de seu estafe, como os secretários Eduardo Lope (Agricultura) e Ana Lúcia Santoro (Ambiente e Sustentabilidade).

A presença do governador em Campos no RioAgro Coop vem acompanhada de seu primeiro escalão na área afeta ao agronegócio: além dos titulares da pasta, o governador Witizel vem acompanhado de subsecretários que irão participar de painéis e palestras: Adriano Lopes, subsecretário estadual adjunto de Agricultura Familiar; e Renata Bley, subsecretária estadual de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro.

No RioAgro Coop, na Coagro, os municípios da região também participam com a presença do prefeito de Campos, Rafael Diniz, que preside o CIDENNF (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense) – o consórcio integra no evento, na parte da manhã, de um painel sobre retomada do agronegócio.

O RioAgro Coop é realizado pelo Sistema OCB-RJ, unidade estadual da Organização das Cooperativas do Brasil, em conjunto com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), com desenvolvimento e organização do Fatore, iniciando com credenciamento às 9h30 e sendo encerrado às 17h.

“No encontro, serão debatidos temas importantes para a retomada da economia através do agronegócio”, aponta Frederico Paes, presidente da cooperativa agroindustrial Coagro, que realiza com a OCB-RJ o RioAgro Coop. “O agronegócio cooperado é uma ferramenta para ajudar produtores e cultivar a recuperação da economia fluminense”, complementa Vinicius Mesquita, presidente da Organização das Cooperativa do Brasil (OCB) no Rio de Janeiro. “O RioAgro Coop que unir os atores públicos, produtores rurais e gerar um ambiente favorável ao agronegócio”, finaliza Sérgio Cunha, diretor do Fatore.

PROGRAMAÇÃO

9h30 – Credenciamento e instalação do evento.

10h – Chegada do Governador Wilson Witzel e abertura da Safra Sucroalcooleira 2019-2020.

10h30 – Formação da mesa diretiva solene.

11h – Painel: “A integração entre Consórcio de Municípios, Estado e Produtores na retomada do Agronegócio Fluminense”. Participantes: Frederico Paes, presidente da cooperativa de produtores Coagro, Vinicius Vianna, secretário executivo do CIDENNF (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense).

11h30. Intervalo com coffe break.

12h. Palestra

“Programa Mais Cooperativismo: desafios e oportunidades”. Palestrante: Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

12h30. Palestra

“Agricultura familiar e a expansão da fronteira rural do estado do Rio.” Palestrantes: Alberto Figueiredo, ex-secretário de Agricultura do Estado do Rio, diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e Adriano Lopes, subsecretário adjunto de Agricultura Familiar do estado do Rio de Janeiro.

13h30. Intervalo para almoço

14h30. Palestra

“Portal Cooperativas nas Compras Públicas: oportunidades para o Rio de Janeiro”. Palestrante: Leonardo Reis, analista de Relações Institucionais da OCB Brasil.

15h. Palestra

“Gargalos e soluções para a bacia leiteira fluminense”. Palestrante: Silvio Marini, presidente da Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco.

15h30. Palestra

“O semiárido como novo regime climático do Estado do Rio: marco legal e iniciativas”. Participantes: secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Lopes, deputado federal Wladimir Garotinho, e professor José Carlos Mendonça, pesquisador e coordenador de Agrometeorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

16h. Palestra

“Riscos e oportunidades para o cooperativismo agro na economia 4.0”. Palestrante: Abdul Nasser, superintendente do SESCOOP/RJ.

16h30. Palestra

“Uso racional de recursos hídricos na irrigação e benefícios ao agronegócio”. Palestrante: Renata Bley, subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro e professor João Siqueira, da Universidade Estadual de Norte Fluminense (UENF) e presidente do Comitê do Baixo Paraíba.

17h. Encerramento

 

 

 

 

Fonte: Assessoria RioAgro
Foto: Reprodução Internet